Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar

Filmografia

DUAS VIDAS

NOVELA (1976)

Duas Vidas é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 13 de dezembro de 1976 a 13 de junho de 1977, em 154 capítulos, substituindo O Casarão e sendo substituída por Espelho Mágico. Foi a 18ª "novela das oito" exibida pela emissora. Mário interpreta Dino César.

Uma rua no bairro do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, é desapropriada para a construção de uma linha do metrô. A partir daí, a novela acompanha a história dos moradores, o recomeço de suas vidas alteradas pelo progresso da cidade, suas relações familiares e amorosas.

Dando continuidade à fase mais realista de sua carreira, iniciada em Fogo Sobre Terra e sacramentada no ano anterior com o arrebatador sucesso de Pecado Capital, Janete Clair, em Duas Vidas, provaria definitivamente que também dominava as artimanhas do folhetim moderno, conferindo, ao lado de Lauro César Muniz, um movimento inovador ao horário das 20 horas, que ela mesma consagrara anteriormente. Com Pai Herói, contudo, voltaria aos modelos clássicos originários do melodrama radiofônico.

Para escrever a novela, a autora se inspirou em uma tragédia ocorrida na vida real.

Em Duas Vidas, Janete Clair voltou a lutar contra a censura. A novela chegou a ser considerada subversiva, pois retratava o metrô (uma obra do Governo Federal) como "vilão"; o relacionamento amoroso entre Sônia (Isabel Ribeiro) e Maurício (Stepan Nercessian) também não foi bem visto, sendo tachado de atentado contra a moral e os bons costumes, obrigando a autora a casar os dois personagens (o que não estava previsto no roteiro).

O personagem-cantor Dino César passou a ser cantor também na vida real: o ator Mário Gomes gravou um disco, incluindo uma música na trilha sonora da novela (Chiclete e Cabochard). E cantor com marca registrada: o colar de contas brancas que o personagem usava tornou-se moda nacional.

Duas Vidas foi a primeira aparição, em novelas, das atrizes Christiane Torloni e Yaçanã Martins. Esta última, aliás, ainda viveria outra Shirley numa novela das oito: a empregada doméstica de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte) em Corpo a Corpo.



Fonte: pt.wikipedia.org

Compartilhe

MÁRIO GOMES OFICIAL - 2021

Flag Counter